BUSCA:  
 

 

 

 

 ATIVIDADE / JOGO > NÓS / AMARRAS

Corrida de Biga

Material: Sisal e bambú

Desenvolvimento: Divide-se a tropa por patrulhas.
Este jogo é dividido em duas fases. Na primeira cada patrulha deve fazer um triângulo (biga) com bambús utilizando amarras no tempo estipulado pela chefia.
Com as bigas prontas, é realizada uma corrida, onde um elemento por vez é carregado na biga pelos outros componentes que devem segurar nas extremidades do triangulo.
A corrida é de revezamento. Ganha a corrida a equipe que acabar primeiro.


Fonte: Dani


Corrida dos Nós

Material: Cabo para efetuar nós e um poste/haste (mastro ou árvore).

Desenvolvimento: As patrulhas são dipostas em frente a um mastro/poste/árvore. Cada patrulha deve ter um espaço adequado para efetuar os nós nela, quando solicitado.
Um elemento por patrulha corre até o lugar onde serão efetuadas os nós. Quando chegar lá, o chefe/assistente indicará o nó que deverá ser feito. Assim que efetuado com sucesso o nó, o elemento corre de volta para a patrulha, entrega o cabo para o elemento seguinte e este preceddirá da mesma forma até que o último elemento efetue a amarra e volte em formação. Caso uma patrulha tenha menos elemento(s) que outra, um dos elementos deverá ir outra vez.


Fonte: Escoteiro.com.br


Os Nós Da Memória

Material: Fichas de cartolina (10cm x 10cm) com xerox dos nós, outras com os nomes e outras com a utilização dos nós.

Formação: Tropa em volta de uma mesa.

Desenvolvimento: Dispõe as fichas sobre a mesa com o conteúdo(nós, nomes ou a utilização) para cima para os escoteiros observarem durante 1 minuto, acabado esse tempo as fichas serão viradas com o conteúdo para baixo. Por revezamento(monitor da 1ª patrulha, depois o monitor da 2ª patrulha, depois o monitor da 3ª patrulha, depois o monitor da 4ª patrulha, depois o 1º componente da 1ª patrulha, 2º componente, ... , submonitor da 4ª patrulha). Cada um deverá virar duas fichas, fazendo a relação entre nome e gravura ou nome e utilização ou gravura e utilização dos nós, cada vez que o escoteiro acertar o par retiram-se as 2 fichas e o escoteiro tem direito a mais uma jogada. Se algum escoteiro errar viram-se as fichas(sempre no mesmo lugar) e passa a vez para o outro da próxima patrulha.

Pontuação: Vence a patrulha que tiver mais pares.


Fonte: U.E.B.


Salvando portadores de necessidades especiais

Material: cordas, papel com o nó e a necessidade física.

Desenvolvimento: os escoteiros escolhem o nó que querem fazer. Maior a dificuldade do nó a necessidade é maior e vale mais pontos.


Fonte: Jefferson G.E.Tocantins SP.


 Clique aqui enviar sua atividade escoteira / jogo.