BUSCA:  
 

 

 

 

 ATIVIDADE / JOGO > KIM

Caixa Louca

Material: Caixa de papelão (tamanho grande), vários objetos, pedaços de pano e cabos de nó, papel e caneta/lápis

Desenvolvimento:
Cada Patrulha, por sua vez, terá a oportunidade de colocar somente as mãos dentro da caixa louca, que contém vários objetos, e misturados, panos e cabos solteiros.
Durante 3 minutos a caixa pertencerá a cada equipe. Ao final desse tempo, a equipe receberá lápis/caneta e papel, e deverá anotar os objetos que estão dentro da caixa louca.
Nota: Este jogo poderá ser feito como um Jogo de Revezamento, o que o tornará mais movimentado e atrativo.


Fonte: U.E.B.


Formatura Pelo Tato

Material: Lenços escoteiros.

Formação: Escoteiros com os olhos vendados dispersos em uma pequena área (como por exemplo em uma sala).

Desenvolvimento: Dado o sinal cada escoteiro deve identificar seus companheiros de patrulha e tentar formar na mesma ordem. Lembrete os escoteiros não podem emitir qualquer tipo de som.

Pontuação: Vence a patrulha que formar primeiro.


Fonte: U.E.B.


Jogo da Memória

Objetivo: Desenvolver a memória e a capacidade de observação.

Material necessário: 64 copos descartaveis, 32 pares de coisas sortidas (chaves, apitos, etc.)

Preparação: Longe dos meninos, distribua as latas formando um quadrado, com 8 latas em cada lado. Embaixo de cada uma delas, coloque um objeto, de forma aleatória.

Desenvolvimento: Separe os jovens em duas equipes. Tire "par-ou-impar" para ver qual equipe começa. Então, um membro dessa equipe indicará duas latas, que deverão ser viradas, de forma que todos vejam seu conteúdo. Se os objetos mostrados formarem um par, as latas são retiradas, e o jovem tentará outra vez. Se não, as latas são viradas novamente, com os objetos sob ela, e ele dará a vez a alguem da equipe contrária. O jogo continuará até que não restem mais latas viradas.

Variação: Pode-se instituir que, para formar um par, o jovem deva anunciar previamente sua intenção. Se ele achar que sabe onde dois objetos iguais estão, anunciará "Vou tentar". Se conseguir, sua equipe conseguirá um ponto. Se não, ela perderá um ponto. Se ele formar um par sem ter anunciado antes, sua descoberta fica sem efeito.


Fonte: U.E.B.


Memória Fotográfica

Material: 2 figuras iguais com pequenas diferenças (jogo dos 8 erros) e canetas.

Formação: Por patrulha.

Desenvolvimento: Dado o sinal cada escoteiro deverá ir até as 2 figuras (que deverá estar a uma distância de +-8 metros) e marcar em uma delas uma diferença feito isto este deve voltar e bater na mão do próximo que deverá fazer o mesmo .

Pontuação: Vence a patrulha que marcar todos os erros.

Variante: Cada patrulha receberá uma figura e visualizará durante 2 minutos, acabando esse tempo o chefe entrega para a patrulha um questionário com perguntas referentes a figura (bom para atividade de patrulha).


Fonte: U.E.B.


Meus Pés, meus Olhos

Material: Bacias plásticas (tam. médio), vários objetos por categoria, lenços escoteiros, papel e caneta/lápis.

Desenvolvimento:
Cada Patrulha, por sua vez, terá os olhos vendados, e sentará no local previamente definido, tirando os tênis e meias. Ao sinal de início, o aplicador colocará as bacias ao alcance dos pés de cada jovem, passando de tempo em tempo, facilitando o toque dos objetos que estão na bacia pelos pés. Em cada bacia deverá haver pelo menos dois exemplares de cada objeto (dois copos, três parafusos grandes, dois carros de corrida, etc). Depois de passar cada bacia por toda a equipe, as vendas serão tiradas, e cada um, individualmente, escreverá os objetos identificados. Depois de algum treino pode-se solicitar que sejam anotados os objetos tocados, e a ordem de apresentação.


Fonte: U.E.B.


 Clique aqui enviar sua atividade escoteira / jogo.